domingo, 20 de maio de 2012

Entrevista do Jarkko para o site MusikUniverse.net!




Entrevista em áudio exclusiva com Jarkko Ahola para o primeiro álbum, 'Stoneface', da banda de hard rock Ahola para o site http://www.musikuniverse.net, aqui com a tradução em Português para vocês!

MU: Desde que Teräsbetoni está em pausa, você finalmente teve algum tempo para trabalhar em seu próprio grupo AHOLA. Você mencionou recentemente que algumas peças estavam prontas para mais de quatro anos, agora como você se sente desde que  o primeiro álbum "Stoneface"  da AHOLA saiu?

Jarkko: Tudo bem. Era algo que eu sonho desde que comecei a escrever letras de música. Você sabe, eu cresci ouvindo rock americano e metal e britânico. E é isso que explica porque as letras primeiras que eu escrevi eram em Inglês. No entanto, Teräsbetoni, o grupo que me fez, de alguma forma, famoso aqui na Finlândia, teve músicas em finlandês. Foi a primeira vez que cantei o metal na minha própria língua.


MU: Como você descreveria o álbum?

Jarkko: Bem, eu diria que é um álbum que tem peças poderosas e diversificada. Acho que você pode ouvir as minhas raízes musicais em minhas músicas, mas também o meu próprio estilo.

MU: Você pode nos dizer mais sobre as músicas? O que eles representam para você?

Jarkko: Eu não quero explicar minhas músicas, pois o que eu percebi é que todo mundo é sua própria interpretação das canções. Eu não quero quebrar esta ilusão ou dirigir o ouvinte em uma determinada direção. Em geral, a maioria das músicas dfalam sobre relacionamentos humanos, mas também há músicas com foco na música em si. Algumas das músicas são, no entanto pessoal, mas eu gosto picante e tentar torná-lo um pouco mais fácil.

MU: Qual das é mais significativa para você?

Jarkko: Eu diria que esta é a chamada "Restless", porque eu escrevi isso antes de entrar no estúdio e que tinha jogado algumas vezes. Eu não estava a ver um pouco da melodia e eu não tinha palavras. Os outros membros do grupo não estavam certos ... porque era difícil para eles obter uma imagem clara. Eu só lhes disse que a idéia que eu tinha (um pouco claro, mas não completamente) era essa e que seria bom som. Felizmente, eles acreditaram em mim e eu terminei a melodia e a letra só antes de gravar os vocais. Agora, quando eu escuto, eu estou feliz por conseguir. Esta é uma das músicas mais poderosas do álbum.

MU: Qual música é (ou será) a mais agradável de tocar ao vivo?

Jarkko: Esta é, definitivamente, ''As Long As I Live (Rock'n'Roll Is Not Dead)''. A razão é simples: é um rock'n'roll puro e é fácil de jogar! Haha! Então, tudo o que há a fazer é levar o violão e cantar em voz alta!

MU: Qual música foi a mais difícil de completar (composição / letras / gravação) e por quê?

Jarkko: Definitivamente a que eu mencionei anteriormente "Restless", mas você já sabe a história.
Eu diria que a maioria das peças vêm muito rapidamente. Cheguei à conclusão de que se a inspiração vem naturalmente, vai ser bom. Se isso é algo que eu tenho que lutar com ... provavelmente não vai funcionar. A música "The Spell" veio um pouco naturalmente, mas sofreu várias alterações. Primeiro eu fiz isso em Lá menor, mas a pontuação foi muito baixa para mim. Então decidi mudar a pontuação de classificação para A em D menor. Esta solução permaneceu. Então eu pensei que o coro não foi tão ruim em Lá menor. Mais tarde, quando nós tocamos com Antii e Jari, cheguei à conclusão de que o refrão era baixo demais para mim. Antti me ajudou a mudar a classificação para um menor C interessante afiada. É harmonias muito boas ... Oh, desculpe, deve ser chato, mas acho que com todas essas mudanças não planejadas, a música é muito interessante e poderoso.

MU: Você já pensou em incluir uma versão acústica de um pedaço do álbum durante um show de sua preferência? Qual você escolheria?

Jarkko: Bem, eu touco um pouco de guitarra acústica neste álbum, porque eu gosto do som do violão. É em uma música especial chamada "Hurt You", que é feito principalmente na guitarra acústica. Vamos tocar algumas músicas acústicas com Anza em uma loja de discos em Turku em breve, mas caso contrário não tem planos de compartilhá-la. Você acha que devemos fazer?

MU: Você pensa em incluir uma canção em finlandês no álbum ou você quer mantê-lo rigorosamente em Inglês? É mais difícil para você escrever em Inglês? Qual é a diferença entre a escrever letras em Finlandês e Inglês?

Jarkko: Sim, eu queria fazê-lo em Inglês, porque eu acho que é a linguagem do rock'n'roll. Escrevi letras suficientes em finlandês para garantir! Claro, eu não sei sobre outros idiomas. Para mim é mais difícil de escrever porque em finlandês a estrutura e o tom da linguagem é muito diferente, mas também porque eu sei muito mais Finlandês do que Inglês. Tenho certeza que você vai ouvir um monte de erros e modo errado colocá-la no álbum, haha. Enfim, espero que gostem!

MU: Quais tipos de música (ou grupos) que você escuta ultimamente? Você teve inspiração ao compor para "Stoneface" ou não, afinal? Eles são suas principais influências para o álbum?

Jarkko: Eu escuto muita música que vão desde música ambiente a trilhas de filmes. Mas é o roqueiro canadense Danko Jones que me trouxe de volta para o rock há alguns anos atrás. Eu acho que tem seu próprio estilo. Além disso, o grupo suéco "Mustasch" fez alguns bons álbuns.
Eu acho que cada compositor rouba idéias aqui e ali e combiná-los para formar sua própria música. Eu gosto de explorar novos horizontes. Eu diria que não há influência principal. Esta é a minha música que é composta de tudo o que tenho ouvido ao longo dos últimos 34 anos. Meu estilo próprio.

MU: Qual é a sua opinião sobre a cena rock / metal da Finlândia? Como você lidacom isso, porque parece que muitos grupos estão surgindo no seu país? Será que isso tem alguma influência sobre você e sua música?

Jarkko: Eu acho que há cada vez menos. Música metal era muito presente aqui na última década. Teräsbetoni fazia parte desta emergência. Devo ser honesto, o nosso grupo não tem atraído a atenção de gravadoras aqui. O que significa que tanto a nossa música ou é ruim ou não está muito na moda é recentemente. Então tivemos que produzir o álbum nós mesmos e 'Playground' lida com a distribuição. Eu estou muito feliz por poder fazer o álbum!

MU: Existe um lugar (cidade ou festival) que você mais gostaria de participar?

Jarkko: Não, não realmente. Seria muito bom tocar em grandes festivais na Finlândia neste verão ou no próximo verão, mas também visitar outros países seria maravilhoso!

MU: Você recentemente participou do programa de televisão na Finlândia "Bilebändi" como um juiz. Qual foi a experiência que você ganhou?

Jarkko: Foi uma boa experiência de fazer televisão. Eu já tinha feito algumas vezes, como o concurso de música Eurovision, que é mais conhecido aqui, e é trabalho duro. Mas desta vez foi muito bom, porque eu não estava no palco no centro das atenções. Eu era o juiz! No entanto, fui um juiz muito agradável, mas era fácil, porque todos os grupos têm bons resultados realizados. Espero que refazer algo no gênero no futuro.

MU: Alguma coisa a acrescentar? O que você diria de pessoas que ouvem você por um longo tempo e aqueles que nunca ouviram falar de você?

Jarkko: Gostaria de agradecer mais humildes e sinceros a todos que escutam a minha música e que me apoiam todos estes anos. Um músico não é nada se ninguém escuta. E para aqueles que nunca ouviram a minha música ou Ahola, se você puder, por favor, pegue o nosso novo álbum "Stoneface". Este é um trabalho de qualidade, você não será desapontado. Obrigado!

MU: MusikUniverse.net  gostaria de agradecer-lhe pelo seu tempo!

Jarkko: Muito obrigado por nos dar a oportunidade de compartilhar nossa música com vocês! 

0 comentários: